quinta-feira, 23 de julho de 2009

Festa à vista

A arquibancada colocada em frente à nossa casa já começava a denunciar. Os enfeites pela cidade e cartazes de "permanceremos fechados do dia 24 de julho ao dia 6 de agosto", também. E para completar, um homem que raspou um formato de lua nova no cabelo.

Começa nessa sexta-feira, uma das festas mais tradicionais da Espanha e cuja versão mais conhecida acontece exatamente em VillaJoyosa. Trata-se da Fiesta de los Moros y Cristianos, chamada simplesmente de Moros y Cristianos, que significa "Mouros e Cristãos".

Trata-se de uma celebração histórica, onde os habitantes de VillaJoyosa pagam uma taxa cara o ano todo, compram fantasias ainda mais caras (como no carnaval carioca) e desfilam fantasiados, cada um de um personagem (registrados no livro anual da festa) interpretando a clássica batalha, na praia, entre os dois povos.

Além disso, há comida e bebida por toda a cidade. E como nós dois somos quem somos, conseguimos hoje a nossa credencial de imprensa, o que dá acesso a todos os lugares da festa e que vai ser responsável pelo post-reportagem que vamos criar em breve.

4 comentários:

  1. voces parecem 2 jornalistas caras de pau...
    sempre dão um jeito de entrar em todos os lugares que querem rs
    quase panico e seu "pedro de lara" //não, nada a ver, mas me lembrou !

    quero saber tudo sobre essa famosa festa !!!
    besos

    ResponderExcluir
  2. gente, nunca vi cidade pequena com tanta festa como em VillaJoyosa...
    nem vou ver já que estou aqui, mas enfim...
    curtam bastante e contem pra gente!
    beijosos saudosos!

    ResponderExcluir
  3. falei com a mina, se não tem a gente inventa.
    é necessário que esse blog seja atualizado diuturnamente senão perde a graça.
    ou então que sejam convocados os arautos para avisar quando houver modificação, ou coisa nova.
    por exemplo: estive no inhambupe, cidade pequena porém decente e lá, apesar da pequenidade flagrei os filhos de francisco tentando dar calote.
    soube que o imbroglio foi resolvido e eles estarão na cidade dia 24 ou 27 de agosto. talvez eu volte prá lá.
    para a sofia, hoje aqui tem CABO VINHO 2009, e já providenciei o meu crachá para logo mais no Tamoio EC, apesar de não beber vinho
    beijim prá todos

    ResponderExcluir
  4. Olha, não tem essa de jornalista imparcial. Vocês precisam decidir se lutarão ao lado dos mouros ou dos cristãos! Eu ficaria com os mouros...

    ResponderExcluir