sábado, 23 de maio de 2009

Para bailar la bamba...

Sábado à noite em uma pequena cidade no interior do sul da Espanha... dois jovens, Mina e Phil, assistem a um filme em casa enquanto a pequena cidade de VillaJoyosa parece deserta... todos os jovens se planejaram para pegar o trem ou o carro e ir festejar o fim de semana em cidades vizinhas.

Eis que, no meio do filme, músicas conhecidas, músicas de pop espanhol e músicas claramente tocadas por uma bandinha começam a chegar aos ouvidos de Phil e Mina. "De onde vem aquele som?", questionam-se os dois. O relógio marca meia-noite e o cérebro de ambos os lembra de que os amigos brasileiros deveriam estar prestes a sair de casa para se divertir. E nossos intrépidos viajantes decidem, então, seguir a música pelas escuras e desertas ruas do pueblo.

Seguindo o som, começamos a ver um movimento na rua da praia. Jovens, jovens, jovens... os hormônios começaram a se animar. Eis que surge um estacionamento com a placa "Rei Mouro 2009"... fieeeesta! Quer dizer... mais ou menos...




Essa dança que aparece no vídeo é típica daqui e representa a marcha dos mouros e cristianos na antológica batalha espanhola. Tratava-se, portanto, de uma espécie de quermesse de cidade do interior para arrecadar fundos para a grande festa que acontecerá em breve. Só que essa é uma quermesse que reveza a música da bandinha com músicas pop conhecidas (muitas em espanhol, que todos sabem cantar juntos, menos os gringos aqui que chamaram a atenção por filmar e fotografar tudo).

A noite seguiu com nós dois dançando, bebendo de graça e nos divertindo, é claro. Com direito a ser chamado de guapo por um espanhol bêbado. Reparamos ainda que, aparentemente, algumas pessoas andam fantasiadas pela rua sem motivo claro, apenas porque gostam.

Uma sorte acharmos uma festa inusitada em uma cidade tão pequena. Mas é claro que Mina e Phil não se contentariam com um dia sem aventuras. E já estávamos começando a ficar entendiados quando algo sensacional aconteceu. Se você pensa que ir para a Espanha e dançar La Bamba é clichê de filme ou de quem não entende nada de Espanha... enganou-se, meu caro! A festinha seguiu com uma das músicas mais contagiantes da língua espanhola e nós podemos provar!

http://www.youtube.com/watch?v=q2wv_GLlhfQ

por Phil


---------------

A festa que descobrimos hoje é um tipo de quermesse local. Os moradores da vila reunidos em um estacionamento vazio, bebendo muito e dançando ainda mais. Nós dois tivemos a oportunidade de observar, de fora, um dos momentos tradicionais da cidade. De fora porque hablamos pouco espanhol, nunca ouvimos nenhuma das músicas super empolgantes e muito menos conhecemos os passos da dança, meio marcha, que faz com que os jovens quase chorem, emocionados, durante os quatro minutos de sua execução.

É mentira que não conhecíamos suas músicas mais legais. É claro que também dançamos com a surpreendente la bamba, citada pelo Phil, e com aquelas outras que devem tocar em todas as boates, em qualquer lugar do mundo. Como qualquer olhar de fora, o que mais fizemos esta noite foi comparar e julgar:

As meninas são exageradamente maquiadas e bem arrumadas, imagino que seja muito porque maquiagens e roupas são extremamente baratas;
Os homens são muito mais carinhosos uns com os outros e se tocam e se beijam o tempo inteiro;
Pessoas usam fantasias aleatórias aparentemente sem nenhuma razão, ou seja, só porque é legal; As músicas regionais são excelentes e me lembraram bastante as nossas marchinhas de carnaval.

Talvez eu tenha que aprender também um pouco de Valenciano, um dialeto local que é um tipo de mistura de espanhol com francês ainda mais incompreensível que o primeiro. Agora são quatro horas da manhã e a música alta ainda entra pela minha janela. Apesar da tentação, tenho que dormir logo porque amanhã precisamos acordar mais cedo que de costume para um evento social que contaremos mais tarde.
Ah! Hoje assistimos The Burning Plain, um filme ótimo com a Charlize Theron. Ainda não foi lançado no Brasil mas eu recomendo para quando estrear por aí.

por Mina

6 comentários:

  1. eu passei pela festa as 2 da manha e pensei em vcs... se soubesse tinha entrado...

    ResponderExcluir
  2. ótima a dobradinha de vcs dois escrevendo! me divirto e quase me senti lá... fantasiada, lógico! de Amelie Poulain.. rs beijitos pros dois!

    ResponderExcluir
  3. Eu sabia que as pessoas pegavam onibus pro trabalho cantando "Baaaamba La Bamba...", eu vi em filmes,eles cantam toda hora, os filmes sempre estão certos! é isso ae...

    ResponderExcluir
  4. preciso ir para o lugar onde as mulheres se vestem e maquiam intensamente e os homens se beijam e se tocam a todo momento com naturalidade...

    o que acho o máximo em qualquer estrangeiro - e isso pode ser o Rio de Janeiro, Belém do Pará ou Europa, é que sempre achamos tudo muito interessante e animado...

    a marcha é linda, eu mesmo me emocionei...

    :P

    ResponderExcluir
  5. ta todo mundo vendo se tem post novo todo dia, não fiquem com essa frescura de não postar porque não tem ninguem comentando...
    un beso e um queso para ustedes :*

    ResponderExcluir
  6. Pois é! Atualizem mais ! Me mato de rir com vocês... sensacional...
    Muito bom esse post. É praticamente um guia turístico. To quase me sentindo gringa! Besos ! linnnnnndos

    ResponderExcluir